Vinte e quatro anos depois!

“Tenho muito prazer em cumprimentar os meus sócios do escritório do Porto! ”

Fui recebido desta forma (a par do meu sócio na altura) por Rosalina Machado, a então presidente da Ogilvy & Mather Portugal, no seu escritório em Lisboa, após ter analisado o Business Plan que lhe tinha entregue 3 semanas antes, e que propunha à 2ª maior de Agência de Publicidade em Portugal, a abertura de um escritório na Cidade do Porto. Passado 1 mês a Agência fundada por Sir David Ogilvy abria o seu escritório na cidade invicta.

Volvidos 24 anos, e após recentemente ter voltado a integrar uma Agência de Publicidade “tradicional”, deu para perceber claramente que o negócio digital terá que ser gerido por digitais, embora as Estratégias de Comunicação para os Clientes devam ser cada vez mais 360º.

No entanto, é difícil para quem não respira e transpira digital, diariamente, 16h por dia, de repente ter que integrar “algo digital” na estratégia para o cliente, pois não é o seu adn, o conhecimento não surge num estalar de dedos, e a proposta tem um deadline para se entregar!

Criar uma Estratégia Digital impõe-se. A especialização é obrigatória, pois os “gurus do digital” extinguiram-se mais rapidamente que os dinossauros (bem, ok, talvez estes tenham durado um pouco mais), tal a rapidez com que esta área evolui. O Instagram tem apenas 6 anos e vejam as mudanças que já provocou na forma como as Marcas e os Consumidores interagem.

A solução passa por se criarem equipas mistas (de Agências diferentes), pois desta forma ir-se-á aproveitar o máximo de conhecimentos de cada uma. Fica a sugestão.

Pois sejam bem vindos a bordo!

Jorge Marques dos Santos