7 passos para ser feliz com uma loja online

7 passos para ser feliz com uma loja online - Digital Spirit

As compras online estão cada vez mais direcionadas para uma experiência simplificada, até porque na maioria das vezes as compras são feitas através do smartphone. Segundo um estudo realizado pelos CTT, 4 em cada 10 portugueses faz compras online, gastando em média 52 euros nas cerca de 15 compras que fazem por ano. Perante estes dados é inequívoca a necessidade do retalho ter uma presença online para apoiar as vendas na loja fisíca.

Sendo assim, selecionamos 7 aspetos a ter em consideração para que uma PME consiga criar uma loja online, sem (grandes) dores de cabeça. Confira!

 

1º Definir os Objetivos

Como em qualquer projeto também para entrar no mundo e-Commerce é aconselhável definir Objetivos, que podem ser tão simples como “ Pagar o investimento da produção da loja nos próximos 2 anos ”.

 

2º Ter um Orçamento

Ninguém monta uma casa sem ter uma ideia do valor que tem disponível para a respetiva obra. No e-Commerce acontece o mesmo. É preciso definir um orçamento para não ter surpresas desagradáveis no final.

 

3º Que Produtos escolher

Lá porque ter uma loja online com 2.000 produtos ou 6.000 custa (quase) o mesmo, não é razão para descarregar todo o catálogo no site. Coloque online apenas 20% dos produtos – os best sellers – que representam 80% das suas vendas. 

 

4º Seleção da Plataforma para criar a Loja

Para quem procura alternativas ready-made e com valores mais baixos existem 4 opções: Jumpseller , Shopify , WooCommerce ou Prestashop. 

 

5º O Design da Loja

Um design apelativo e uma boa experiência de navegação são determinantes para o sucesso da loja online. Rápido, fácil e intuitivo são as palavras-chave a ter em mente quando se está a desenhar uma loja online.

 

6º Métodos de Pagamento & Entrega

Os métodos de pagamento e entrega devem ser simples e intuitivos. Em Portugal, a forma mais comum é a Referência Bancária, mas quanto mais opções disponibilizar, mais facilitará a experiência do utilizador.

 

7º O nome da Loja online

Por fim, um dos aspetos mais importantes – o nome da loja. Este deverá ser objetivo e fácil de memorizar, para não confundir o utilizador quanto ao foco da loja.

Agora que já conhece os principais aspetos para criar uma loja online é só colocar mãos à obra! Se precisar de ajuda, saiba que pode contar com a Digital Spirit para fazer da sua loja online um sucesso.