Home Office – o relato de uma agência digital em teletrabalho

Home Office - o relato de uma agência digital em teletrabalho | Digital Spirit

Quem conhece o dia a dia de uma Agência Digital, sabe que parar com toda a agitação pode ser crítico, mas nem pensamos duas vezes quando a pandemia do vírus Covid-19 se instalou em a Portugal. Pegamos nos computadores e cada um foi para sua casa. A primeira semana foi caótica, sempre em videochamadas, sem sabermos bem como reagir a esta situação inesperada. Mas, como bons criativos que somos, depressa nos adaptamos à “nova normalidade”.

A mudança para o home office convidou-nos a criar uma nova estratégia de trabalho, com objetivos e metas bem definidas. Estar em casa não é sinónimo de estar mais relaxados, muito pelo contrário, sentimos ainda mais necessidade de ser produtivos e de apresentar resultados aos nossos Clientes. Mantivemos a nossa daily scrum, onde discutíamos todos os Projetos e, sobretudo,nos fazia sentir que não estávamos sozinhos. Sabíamos que milhares de outras empresas estavam na mesma situação e que tudo isto iria trazer mudanças profundas a nível global.

Este caminho foi sem dúvida um grande desafio e uma grande aprendizagem para todos. Sem sairmos de casa, mantivemos a nossa missão: ajudar os nossos Clientes a crescer no mundo digital. E no meio de toda esta pandemia sentimo-nos úteis e obtivemos resultados muito positivos.

Entretanto, já regressamos ao escritório, com a equipa dividida por turnos e com todas as medidas de segurança implementadas. Mantivemos as daily scrum na sala de reunião digital, assim como os encontros com os nossos Clientes.

E agora, como vai ser o futuro? Ainda não conseguimos responder a esta pergunta. O home office foi uma solução de recurso urgente que nos mostrou um forma diferente de trabalhar mas quanto aos seus resultados ainda é cedo para avaliar. Que nunca mais será igual, isso é uma certeza.