Rota do Douro
A Rota do Douro é uma empresa do Porto que realiza Cruzeiros no Rio Douro, desde 1999. Além do típico passeio de barco rabelo pelas pontes e os cruzeiros pelo Douro, a Rota do Douro realiza programas temáticos e personalizados.
Definir o posicionamento online da Marca, para garantir o sucesso do projeto a longo prazo.
Digital Strategy
O desafio da Rota do Douro à agência consistiu no desenvolvimento de um novo Website e gestão dos canais digitais da Marca, de acordo com o seu Objetivo de Negócio “ser uma referência nacional e internacional em Cruzeiros no Douro”.
Analisada a pegada digital, conclui-se ser necessário redefinir o posicionamento da Marca – transmitir uma imagem mais acessível, experiente e profissional, apelativa a todos os públicos.
Definir a presença digital da Marca, para orientar ações e garantir a coerência da comunicação.
Digital Marketing Strategy
A definição do posicionamento da marca em cada canal digital – Website, Redes Sociais e Email – fez-se através da análise de insights cruciais, como Objetivos de Negócio, comportamento do consumidor, SWOT e Benchmark.
Elaborar conteúdos, através de insights do setor, que levam tráfego para o site.
Content Marketing
De acordo com a estratégia definida, estabeleceu-se também uma renovação na forma de comunicar da marca – linguagem informal, empática e simples, com tom informativo, claro e útil, de forma a apelar simultaneamente a jovens e seniores.
Conhecendo as temáticas mais pesquisadas no setor, foram elaborados conteúdos criativos e com valor para o utilizador, focados em atrair tráfego para o site.
Melhorar a experiência do utilizador, aumentar o número de reservas dos Cruzeiros.
Web Design
O novo website da Rota do Douro reflete uma imagem mais atual, mantendo o legado histórico e a experiência acumulada ao longo de duas décadas, e a excelência dos seus serviços.
Com uma experiência de navegação otimizada e um design mais clean e intuitivo, o número de visitas ao site revelou um aumento significativo o que, por sua vez, se refletiu diretamente no número de reservas dos Cruzeiros.
Aumentar a notoriedade da Marca e criar uma relação próxima com o público-alvo.
Social Media
Nas redes sociais, o trabalho da Agência incide, essencialmente, na gestão das contas de Facebook e Instagram, desenvolvendo conteúdos criativos, orgânicos, com o objetivo de aumentar a notoriedade da Marca e o número de reservas de Cruzeiros.
A comunicação da marca no Facebook pretende o aumento de notoriedade, através da partilha de conteúdo relevante, que gere engagement, e potenciar o negócio. Esta é também um importante canal de comunicação com a comunidade, que se faz através do follow-up de todos os comentários e questões recepcionados.
Quanto ao Instagram, o propósito é manter uma ligação próxima com a comunidade, apelando ao seu envolvimento com a Marca através de conteúdo criativo e inspiracional.
Promover os serviços da empresa diretamente junto da sua audiência ideal.
Email Marketing
Com a otimização do website, foi possível aumentar significativamente a captação de leads e criar uma base de dados altamente segmentada. Assim sendo, passou-se a proceder ao envio regular de comunicações diferenciadas por email, que promovem os serviços da Rota do Douro junto da sua audiência ideal.
As campanhas de Email Marketing resultaram num maior contacto da marca com o seu público-alvo, o que provocou um aumento notório de pedidos de contacto e de reservas.
Analisar os dados dos diferentes canais digitais em prol da melhoria contínua dos serviços.
Intelligence
Para assegurar o sucesso da Estratégia de Marketing definida, monitorizamos atentamente a eficácia de todas as ações e o comportamento dos utilizadores nos diferentes canais digitais da Marca – Website, Social Media e Email -, de modo a identificar ações e oportunidades de melhoria.
DESENVOLVEMOS ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO MULTICHANNEL COM FOCO NOS RESULTADOS E NO DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO.